Interblock

DIFERENCIAL

Laboratório Avançado

Laboratório Avançado

 

LABORATÓRIO AVANÇADO (CPD)

 

O laboratório avançado é um recurso que proporciona economia no controle de qualidade da obra, transmite confiabilidade ao produto.
Além de aplicar, no controle de qualidade de seus produtos e insumos, todos os conhecimentos disponíveis em tecnologia do concreto seco, a Interblock dispõe de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) que promove estudos buscando criar novas tecnologias e soluções em prol do crescimento do segmento de produtos vibroprensados.
O CPD tem como objetivo desenvolver conhecimentos e tecnologias que permitam aproveitar ao máximo as características e o potencial dos materiais e recursos empregados, revertendo estes parâmetros em prol da redução de custos de fabricação, melhoria da produtividade e do desempenho dos produtos na obra.

 

Por que é importante ter um laboratório dentro da empresa?

 

a) Para controlar a matéria prima no que diz respeito à sua qualidade e aos índices que norteiam suas proporções na mistura;
b) Para dosar os traços – determinar as proporções de cada insumo em função das características dos materiais;
c) Para aferir a qualidade dos produtos fabricados verificando o cumprimento das especificações para aquele modelo e categoria, antes que sejam entregues ao cliente;
d) Para aferir a qualidade do produto concorrente, verificando (constatando) eventual disparidade entre qualidade e preço de mercado.

 

Como são feitos os ensaios?

 

Os produtos são submetidos a esforços de compressão axial (no sentido do seu eixo) até a ruptura total. A carga obtida é dividida pela área bruta dos blocos e por uma área fixa de 6362 mm2 no caso dos pavers. O valor obtido é o fpj onde J corresponde à idade de ensaio do produto. A partir daí são efetuados diversos cálculos para se obter a resistência média, a resistência característica, o desvio padrão etc.