Interblock

Perguntas Frequentes

BLOCOS DE CONCRETO

Se o bloco de concreto é tão bom, por que a cerâmica ainda é tão utilizada?

Por várias razões, sendo as mais conhecidas: Em algumas regiões a cerâmica ainda é extremamente barata Há uma grande carência de informação sobre as técnicas de uso e as vantagens do sistema construtivo em AE. Em muitas regiões há carência de blocos de qualidade que cumprem as exigências de norma e que, por isto, são mais econômicos.

Usar blocos de concreto na construção possibilita que as pareces não tenham revestimento externo?

Sim, mas deverá ter uma pintura impermeável.

A capacidade de drenagem se aplica tanto aos pisos como aos blocos? 

Não, blocos não são drenantes, os pisos sim – mas desde que seja concebido com esta finalidade, será um modelo especial.

O bloco de concreto é normalizado?

Sim, todos os produtos devem obedecer rigorosamente às exigências da Norma Brasileira NBR 6136 da ABNT.

O bloco de concreto é mais pesado ou mais leve do que o cerâmico?

A peça individualmente é mais pesada – mas quando se considera a parede pronta, levando-se em conta as colunas e revestimentos, a parede com blocos de concreto é cerca de 12% mais leve.

O bloco de concreto é mais quente ou mais fresco do que outros sistemas construtivos?

Quando revestidos, como é o caso dos tijolos, o bloco de concreto possui comportamento similar ao cerâmico. Em relação a painéis pré-moldados de concreto ou paredes monolíticas, proporciona menor condutibilidade térmica (passagem do calor ou do frio para o outro lado) o que se traduz em melhor conforto térmico.

O bloco de concreto é mais resistente ou mais fraco do que o cerâmico?

É mais resistente, O cerâmico pode chegar a 8 ou 10 MPa. O bloco de concreto chega a 20 MPa. O recorde brasileiro é 43,2 MPa.

O bloco de concreto é mais durável do que os outros sistemas convencionais?

Sim, o bloco de concreto, que cumpre as normas, não sofre deterioração por ação de intempéries (chuva, vento e umidade) podendo chegar a 50 anos com a devida manutenção.

A construção com blocos é mais barata ou mais cara do que as convencionais?

Quando o projeto é concebido para a alvenaria com blocos e todas as vantagens são aproveitadas, o sistema proporcionando economia que varia de acordo com o tamanho e categoria da obra, podendo chegar a 25%.

Quando uso blocos de concreto preciso construir colunas e vigas?

Não. O sistema Alvenaria estrutural, (que pode ser utilizado como fechamento também), prevê a colocação do Graute no interior de alguns blocos, substituindo com vantagens as tradicionais colunas e vigas.

O sistema construtivo com blocos de concreto é empregado em outros países?

Sim, O bloco foi inventado pelos Ingleses em 1904 e hoje é utilizado em praticamente todos os países desenvolvidos. Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Brasil são os grandes consumidores em volume.

O sistema com blocos é mais versátil do que outros sistemas?

Sim, o bloco permite utilizar modelos especiais como o split, o bloco aparente, o bloco em relevo, etc.

Como é o desperdício na obra com blocos?

Se o projeto foi pensado em Alvenaria de blocos e a equipe de assentamento é profissional, não há cortes de peças, o desperdício é zero.

PISO INTERTRAVADO

Qual a diferença entre piso intertravado e paver?

Piso intertravado é a solução pronta, Paver é a peça para construir o piso intertravado. É como parede e Bloco.
Piso intertravado ou Pavimento intertravado é o nome que se dá ao sistema construtivo que utiliza o paver como produto. Ou seja, o paver é o produto e o piso intertravado o sistema construtivo.

Como fazer uma sub-base e base ideal para piso intertravado?

O indispensável para uma boa instalação do paver é a execução da sub-base e base perfeitas. Sub-base com compactação máxima, base feita em brita graduada com 12 a 15cm de espessura e colchão de areia ou pó de pedra com 4 a 5cm de espessura, nivelada e sarrafiada. Com isso sua obra está pronta para receber o pavimento intertravado.

PAVER

O sistema construtivo com pavers é empregado em outros países?

Sim, o paver é utilizado em mais de 50 países pelo mundo sendo que a Alemanha e Estados Unidos são os principais usuários

O sistema com pavers é mais versátil do que outros sistemas?

Para aplicações específicas como locais de trânsito de veículos e pedestres (exceto rodovias) é a aplicação mais versátil porque possui diversas cores, modelos e formas de aplicação, além de permitir a retirada e recolocação das peças sem perda do material.

Como é o desperdício na obra que usa pavers?

O desperdício é praticamente zero porque apenas algumas peças são perdidas nas operações de corte para arremate, acabamento.

Quais os tipos paver?

O paver é classificado por 2 características principais: Altura e resistência. Altura existem 3 diferentes: 6,0cm, 8,0cm e 10,0cm. E Resistência 35MPa e 50MPa.

Quando aplicar cada tipo de paver?

Os pavers classificam-se da seguinte forma: 6,0cm: Pedestres e veículos de pequeno porte. Indicado para áreas residenciais e de passeio público. 8,0cm: Veículos de pequeno, médio e grande porte. Indicado para pátios de industrias, grandes construções. 10,0cm: Alto tráfego. indicado para cargas e tráfego portuário, terminais rodoviários, etc.